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quarta-feira, 31 de julho de 2013

Você sabia que a neuróbica é a ginástica para o cérebro e praticá-la traz grandes benefícios para a sua saúde.

Neuróbica é a aeróbica dos neurônios. Consiste de ginástica para o cérebro. O desafio é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional. Parte do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais" que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neuróbica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios. Para a mente, ainda não inventaram melhor exercício do que ler atentamente e refletir sobre o texto. Diferente de jogos para a memória, quebra-cabeças e palavras cruzadas, a Neuróbica usa combinações dos cinco sentidos e baseia-se em atividades simples que podem ser realizadas a qualquer hora. Não é raro que as pessoas esqueçam datas de aniversários, compromissos importantes, local onde determinados objetos foram guardados e nomes de pessoas próximas e amigas. Os esquecimentos costumam ser de acontecimentos recentes, ao passo que fatos passados a muito tempo, dificilmente saem da memória. A neurociência vem revelar que o cérebro, apesar de envelhecer, continua a possuir uma capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. A Editora Sextante publicou no Brasil o livro: “Mantenha o seu Cérebro Vivo” de Lawrence Katz e Manning Rubin que apresenta a Neuróbica, um extraordinário programa de exercícios para melhorar a capacidade cerebral baseado nas últimas pesquisas da neurociência. Exemplo de exercícios: 1. Use o relógio de pulso no braço direito; 2. Escove os dentes com a mão contrária da de costume; 3. Ande pela casa de trás para frente; 4. Vista-se de olhos fechados; 5. Estimule o paladar, coma coisas diferentes; 6. Veja fotos de cabeça para baixo; 7. Veja as horas num espelho; 8. Faça um novo caminho para ir ao trabalho; 9. Troque o mouse de lado; 10. Entre no carro pelo lado do passageiro.

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