domingo, 7 de julho de 2013

Sopa e salada: antes ou depois do prato principal?

Se a finalidade for o emagrecimento, certamente o melhor é consumi-la antes das refeições. Além de proporcionar saciedade pelo volume que ocupa no estômago, a salada prolonga o tempo de mastigação. Se atenha ao molho adicionado na salada. A mastigação por cerca de 20 minutos é necessária para a sinalização de saciedade no sistema nervoso central. Com a sinalização ativada, a chance de se reduzir os alimentos consumidos na refeição principal é maior. Além disso, essas fibras consumidas antes auxiliam a digestão da refeição principal, pois elas demoram mais para serem digeridas. Agora, se seu objetivo não for necessariamente o emagrecimento nem a manutenção de peso, o momento de consumir a salada não fará grande diferença. Já para os indivíduos que buscam o ganho de peso ou que possuem falta de apetite, por exemplo, consumir a salada antes da refeição ou mesmo em grande quantidade pode não ser interessante, devendo-se inverter a ordem: refeição antes e salada depois. Sopa: antes das refeições, como lanche ou como prato principal? Não existe necessariamente uma melhor hora para consumir a sopa. Mas para cada momento há uma importância a ser feita... Vejam só: Fiquem de olho nos acompanhamentos que escolhe, para não engordar demais a sua sopa. Alguns tipos de sopas valem por uma refeição. Antes das refeições Para controlar o peso, o consumo de uma sopa leve, rica em água, é uma ótima alternativa de entrada. Ela ajuda a reduzir a quantidade de alimentos consumidos na refeição, já que nosso cérebro é bastante influenciado pelo volume dos alimentos e, momentaneamente, o volume da sopa fornece saciedade. Além disso, a própria distensão gástrica (aumento do estômago) colabora com essa percepção. Porém, é muito importante que a sopa consumida antes da refeição seja leve, como caldo, baseada em vegetais, evitando-se engrossá-la com farinhas, manteiga e queijos, nem adicionar torradas, pães, grãos ou carnes. Lanche da tarde Nos dias de frio, as sopas podem ser uma opção interessante para o lanche da tarde. Para quem busca o emagrecimento, a porção deve ser pequena e devem-se preferir sopas somente com vegetais, evitando-se as carnes e os queijos - que podem já ser consumidas no almoço ou no jantar, comprometendo a dieta se forem oferecidas no lanche também, tanto em questão de calorias, quanto gorduras, colesterol e sódio. Entretanto, vale lembrar que as sopas não necessitam de mastigação, e sempre é interessante incluir alimentos sólidos nos lanches para dar maior sensação de saciedade. Podemos combinar uma caneca pequena de sopa de vegetais caseira com uma ou duas torradas integrais, por exemplo, ou ainda a sopa com uma fruta. Prato principal Se a sopa for opção principal, deve-se tomar cuidado com a quantidade e o tipo de carne adicionada, além do acompanhamento - pães e queijos. Nesse caso, o caldo pode ser engrossado com tubérculos e raízes, como batata, cenoura, mandioca ou mandioquinha. É interessante, também, deixar alguns pedacinhos de vegetais e de carne inteiros, para não perdermos o estímulo da mastigação.

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