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domingo, 21 de julho de 2013

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A IMUNIDADE E BLINDAM SUA SAÚDE NESSA ÉPOCA DE FRIO.

. O inverno é o período ideal para o aparecimento de vírus e bactérias que transmitem a gripe e os resfriados. Assim, reforçar o cardápio pode ajudar bastante na prevenção dessas doenças. Confira a seguir alguns alimentos que ajudam a reforçar seu sistema imunológico e o deixar livre de vírus e bactérias. Probióticos: contêm microrganismos vivos que recuperam a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Alho: fonte de alicina estimula a resposta imunológica. Use amassado no feijão, em sopas e temperos de saladas. Cogumelo shitake: contém lentinana, substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Frutas cítricas: são clássicas no reforço à imunidade, graças à alta concentração de vitamina C. Acerola: fruta riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência. Gengibre: é expectorante, reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e sucos. Chás verde e branco: essas bebidas são rico em catequina, poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres. A substância ainda fortalece o sistema imunológico. Couve, cenoura, tomate: são fontes de betacaroteno, poderoso antioxidante que atua contra infecções e estimula as células imunológicas. Óleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico possui atividade antiviral e antibacteriana. Use em sucos, shakes ou vitaminas. Mel: contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Pode ser coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Geléia real: estimula o sistema imunológico, combatendo infecções por vírus e bactérias. Pólen: é rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o organismo. Podem ser consumido puro ou adicionado a sucos, iogurtes, vitaminas e frutas. Além da alimentação, outros cuidados são importantes para a prevenção de doenças. Praticar exercícios físicos, dormir bem e combater o estresse são alguns deles. No entanto, se você já estiver gripado, procure descansar, beba muito líquido e reforce o prato com ingredientes saudáveis.

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