Inscreva-se

sábado, 1 de junho de 2013

Como saber se minha dor de estômago é gastrite?




O nosso estômago precisa ser resistente como um tanque de guerra. Isto porque dentro dele tem um líquido que dissolve os alimentos que comemos. Para fazer isto, este líquido é muito ácido. Tão ácido que poderia destruir o estômago caso não houvesse ali uma mucosa para fazer uma camada de proteção.  A gastrite é justamente a inflamação desta mucosa que por alguns fatores pode ser “quebrada”. Aí a acidez começa a incomodar e os sintomas desagradáveis, principalmente aquela  sensação de queimação,aparecem.

 O que pode causar gastrite?

Há muitas causas. As mais importantes são:

- Alguns medicamentos como, por exemplo, o ácido acetilsalicílico, especialmente se usado prolongadamente , antiiflamatórios , corticosteroides e alguns antimicrobianos.

- Bebidas alcoólicas

- Stress físico ou emocional

- Há uma bactéria chamada Helicobacter pylori que está fortemente associada à gastrite.

Quais são os sintomas de gastrite ?

Dor. Este é o principal sintoma. Dor na região da “boca do estômago”, isto é, no meio do abdômen, acima do umbigo. A dor incomoda bastante e geralmente é em queimação. Azia, enjoo e vômitos são outros sintomas comuns. Geralmente as pessoas perdem o apetite e não querem comer nada.

Uma dica para o diagnóstico é a sensação de estar “cheio” depois de ter comido muito pouco. Muitas pessoas apresentam sangue nas fezes ou até mesmo vomitam sangue. Se você tiver com estes sintomas, procure seu médico, pois pode ser gastrite. A endoscopia é o exame que faz o diagnóstico.

Há tratamento para a gastrite?

Sim! E funciona bastante. Mas cada pessoa deve ter um tratamento individual, pois as causas variam bastante.

Lembre-se sempre: uma alimentação saudável é nossa grande aliada para uma vida mais tranquila!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário