Inscreva-se

domingo, 19 de maio de 2013

lavar a cabeça todos os dias evita piolhos?




Só de pensar em piolho já dá coceira na cabeça, não é mesmo?

Quem já teve piolho sabe bem o que é isso. Este pequenos insetos se alimentam do nosso sangue. Eles fazem suas“refeições” mais ou menos 4 vezes ao dia. Para isso, possuem umas “garras” que os ajudam a fixar no couro cabeludo. E olha só: eles não voam nem pulam de uma pessoa para outra.

Vivem em média 40 dias. Por isso precisam se multiplicar rapidamente. Seus ovos são conhecidos como “lêndeas” , que são aquelas bolinhas brancas facilmente identificadas. Os piolhos as depositam no folículo piloso, que fica bem na raiz do cabelo. Elas grudam no fio e são difíceis de remover. Bem diferente da caspa, que fica mais “solta” e frequentemente cai nos ombros. Em apenas 10 dias, a lêndea sai do ovo e se torna um piolho adulto.

O principal sintoma dos piolhos é a coceira. Coça o tempo todo, principalmente à noite. Muitas crianças tem o sono agitado de tanto que coçam a cabeça, a nuca e atrás das orelhas. Às vezes, de tanto coçar, surgem pequenas feridas vermelhas na cabeça, que podem até infeccionar.

Piolho não tem nada a ver com higiene. Lavar a cabeça todos os dias não evita a chegada do inseto. Basta encostar a cabeça em quem tem piolho que a gente pega – por isso é mais comum em crianças que brincam juntas. Compartilhar pentes, escovas ou bonés também transmite piolho.
Dicas para tratar os piolhos:

- Se você identificou piolho em seus filhos avise imediatamente a escola. É importante que todos os pais fiquem atentos e procurem piolhos em seus filhos. Se mais crianças da escola estiverem com piolhos, é interessante que todos procurem se tratar juntos, senão um fica passando para o outro e esse ciclo pode não ter fim. Quem teve piolho uma vez pode ter várias outras.

- Não utilize nenhum produto de limpeza ou inseticida sem orientação médica. Lembre-se sempre que muitos destes produtos são venenos e podem intoxicar. Só o médico é que pode prescrever a medicação correta. Há muitos produtos indicados para crianças e adultos, que são altamente eficazes.

- Retire as lêndeas com um pente fino. As lêndeas possuem uma “capa” que é super resistente a vários produtos. Por isso é importante que sejam removidas com o pente.

Não é vergonha nenhuma ter piolho. A maior vergonha é não avisar a escola e esconder dos outros.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário