sexta-feira, 31 de maio de 2013

Depilação deixa a pele escura ???

depilação pode deixar a pele escura e encravar os pelos?

Sim. A depilação pode ter estes dois efeitos indesejados.

Por isso é importante entender qual é o melhor método a ser utilizado na depilação e quais os principais efeito s colaterais de cada um deles.

1. Lâmina de barbear: é o método mais divulgado, prático, barato e não dói. Corta os pelos, mas não arranca a raiz. Por isso dura apenas 2 ou 3 dias. Depois, o pelo cresce rápido e com força, fica mais “duro” e forte. Cuidados: não compartilhe a lâmina com ninguém pois pode haver transmissão de doenças e cuidado no manuseio para não cortar a pele.

2. Cremes depilatórios: são quimicamente preparados para quebrar a estrutura de proteína dos pelos. Não eliminam a raiz e, por isso, os pelos crescem rapidamente. Podem provocar reações alérgicas em pessoas com sensibilidade. Não é um método doloroso.

3. Cera: elimina os pelos pela raiz e por isso dura em média 30 dias. Depois os pelos voltam a crescer, mas ficam enfraquecidos. Pode ser feita com cera quente ou fria. A quente dói menos, pois dilata a pele antes e o pelo e a sua raiz saem mais facilmente. Pessoas com pele muito sensível devem ter cautela. A utilização muito frequente da depilação com cera retira a camada de proteção natural da pele, deixando-a mais exposta a sangramentos na parte mais interna da pele, irritação ou inflamações. Isto pode fazer com que o pelo não encontre seu caminho de saída quando for crescer novamente, levando ao conhecido e desagradável “pelo encravado”. Além disso, podem aparecer manchas escuras, decorrentes de micro queimaduras na pele, se a cera estiver muito quente ou então, por causa de micro hematomas provocados pela ação de arrancar o pelo.

4. Laser: é feito com um aparelho que emite raios laser em altíssimas temperaturas. O objetivo é queimar a raiz do pelo para que ele não cresça mais. Nunca mais. Por isso é chamada de depilação “definitiva”. Mas na verdade não é tão definitiva assim, pois ao final do tratamento acredita-se que são eliminados 80% dos pelos. Para cada região a ser depilada utiliza-se uma temperatura e um tempo de exposição diferentes, necessitando, geralmente de várias sessões para o efeito final. Por isso deve ser realizada apenas por profissionais habilitados. Geralmente são utilizados anestésicos na pele para amenizar o desconforto da dor e sensação de queimação. Como o laser “queima” a raiz do pelo, pode causar manchas escuras em peles muito sensíveis. É o método mais caro.

Agora você já conhece cada método. Escolha o melhor para você e lembre-se: o importante é se sentir bem.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário