Inscreva-se

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dá para diminuir o estado de ansiedade?

dá para diminuir o estado de ansiedade?


Claro que dá. Mas tem que querer de verdade. Mais ou menos como deixar de fumar. Vamos tentar?
Entenda: a ansiedade é normal em algumas situações do dia a dia como, por exemplo, começar um emprego ou um namoro, a expectativa de uma viagem muito planejada, o jogo do seu time na final do campeonato, a necessidade de fazer uma cirurgia, o nascimento de um filho, ou de um neto... enfim... a razão para a ansiedade pode ser uma coisa alegre ou triste.
O lado bom da ansiedade é nos preparar para enfrentar situações importantes. Porém, MUITAS pessoas ficam extremamente ansiosas. Por tudo e por nada. Em alguns casos, não relaxar nunca pode ser inclusive um transtorno de ansiedade. Nestas duas situações, a ansiedade atrapalha porque impede que tenhamos um comportamento mais tranquilo frente às dificuldades que, afinal, existem e são frequentes em nossa vida. Aí não é só a cabeça que não relaxa. O corpo sente também. O coração bate mais rápido, a respiração acelera, a pressão pode subir... e este estado de tensão constante pode levar a problemas sérios de saúde, como um infarto no coração, por exemplo. Por isso é importante ter auto-controle.
Se você está no grupo dos que são extremamente ansiosos, procure ajuda médica pois há remédios que podem ser indicados e que funcionam bastante. Terapia também pode ser uma opção. Lembre-se que o que serve para uma pessoa pode não servir para outra. Só o médico é que pode indicar o melhor tratamento para você.
Se você tem um nível alto de ansiedade e quer aprender a se controlar, aqui vai uma dica muito importante e eficaz:
Aprenda a relaxar a cabeça todos os dias. Tem que treinar. Isso mesmo! Aprender a relaxar a cabeça é um exercício. Ninguém faz uma meia maratona sem treinar o corpo para isso. Relaxar a cabeça exige treinamento e vontade. Cada um pode relaxar a cabeça do jeito que considerar mais gostoso. Dedique pelo menos meia hora do seu dia para isso. Primeiro por alguns minutos e depois vá aumentando, aumentando... até idealmente, chegar a uma hora.
Neste período, tente ficar sem olhar o celular! Relaxe e se concentre em coisas que te tranquilizem. Cada um decide o que mais traz paz de espírito. Aqui vão algumas sugestões: caminhe num parque, ao ar livre, ou até mesmo num shopping olhando as lojas e se imaginando com cada roupa que achar legal. Ande de bicicleta, assista na TV o que você mais gosta, arrume tempo para cochilar depois do almoço, ouça música, vá ao cabelereiro, enfim...  Experimente!! Comece devagar e gradualmente dedique apelo menos meia hora só para você. Só para você!
Não é impossível.
E quando aquele sentimento de ansiedade chegar, pense sempre: vai dar tudo certo!
Vamos tentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário