Inscreva-se

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Afitas, o que fazer ????

 aftas, o que fazer?

As aftas incomodam desde o tempo dos gregos... A origem da palavra quer dizer "eu ardo, eu incendeio!!". Em menor escala, o estrago é tão grande quanto um vulcão em erupção dentro da boca... As causas da afta estão ligadas a baixa imunidade, fatores genéticos, TPM, estresse, falta de alguns nutrientes (problemas desde a época dos gregos) e ao uso de aparelhos odontológicos (uma causa bem mais atual.... risosss)

É normal ter até três aftas por ano. Oito aftas por ano é mais ou menos normal. Ter afta sempre é um sinal de alerta, neste caso procure um médico. A afta dura de dez a quatorze dias e aí passa. Alguns remédios indicados por médicos ou farmacêuticos podem aliviar o incômodo, mas depois que ela aparece não tem nada que a faça sumir milagrosamente.

Se você gosta de alimentos ácidos e tem uma tendência a ter afta logo depois, uma dica é depois de comer por exemplo uma fatia de abacaxi, faça um bocheco com água, bem de leve. Isto tira a acidez que ficou na boca e evita o surgimento da afta. É isto!

 Bicarbonato de sódio e sal são eficientes contra afta?

Nunca, NUNCA coloque sal diretamente na afta. Isto desidrata a mucosa da boca e só piora a situação. Bicarbonato de sódio também nunca deve ser colocado também em cima da afta. Mas tem uma receita caseira que pode ser útil em relação ao bicarbonato.

É assim: pegue um copo de água e coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture bem. Depois faça um bochecho e cuspa. Isto serve para quando você já estiver com a afta, não é uma receita para evitar a ferida. Infelizmente o bocheco com o bicarbonato não faz a a afta desaparecer, mas alivia. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário