Inscreva-se

terça-feira, 30 de abril de 2013

ORLA SHANGRILÁ EM ARRAIAL DO CABO!!!


ORLA SHANGRILÁ, além de significar um lugar paradisíaco, o nome da Orla faz referência a um pequeno navio pesqueiro brasileiro afundado a tiros de canhão, em 22 de julho de 1943, ao largo de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, pelo submarino alemão U-199, um dos mais modernos e poderosos u-boot da marinha alemã.

Shangrilá, que tinha apenas vinte toneladas e operava na pesca artesanal na Região dos Lagos, pertencia a um armador particular do Rio de Janeiro. O ataque, foi o trigésimo-primeiro a uma embarcação brasileira na Segunda Guerra Mundial, no qual morreram dez pescadores. Partes da embarcação foram parar em uma praia de Arraial do Cabo. Entretanto, os corpos jamais foram encontrados.

A principal peça achada foi uma tábua do corrimão da borda, identificada pelo carpinteiro que a confeccionou. Tal peça, não se encontrava quebrada, ao contrário, estava intacta, com marcas de chamuscamento e com um aspecto característico de que havia sido expelida de dentro para fora, devido a um forte impacto sofrido pelo navio.

Embora tenha sido a menor embarcação atacada pelos submarinos do Eixo, o seu afundamento suscitou uma série de pesquisas e investigações dentre os especialistas na literatura naval brasileira, o que levou, quase sessenta anos após o final da guerra, à descoberta da real causa de seu naufrágio, cujos efeitos ainda hoje repercutem nos tribunais do Brasil.

A Prefeitura de Arraial do Cabo, com o intuito de homenagear as famílias dos pescadores que foram alvo deste ataque, escolheu nomear a nova Orla da Praia dos Anjos com o nome do barco atingido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário